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Redação - dicas para a produção de texto dissertativo-argumentativo

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Geralmente, a redação no vestibular é uma dissertação, ou seja, uma análise de uma ideia ou fato. O texto precisa ser objetivo, lógico, expositivo (quando se trata de um fato) ou argumentativo (quando se trata de ideias). Porém, em um texto dissertativo nomeamos estas etapas como introdução, desenvolvimento e conclusão. Por isso é preciso que a redação tenha, no mínimo, três parágrafos – mas, o desenvolvimento, geralmente, se desdobra em quatro parágrafos. Cada um deles, composto por, no mínimo, dois períodos. É bacana fazer um planejamento do número de linhas:


Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa:
Introdução
A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Desenvolvimento
Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.
Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
Conclusão
No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.
 Para ser eficiente no conjunto, essa proposta deve surgir a partir dos pontos já levantados na argumentação.

1) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova – Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.

2) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese – Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

3) Faça a primeira versão do texto – Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

4) Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra palavra ou expressão. Preste atenção para alguma frase sem sentido ou perdida no texto e avalie se há coerência entre as ideias.

5) Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Importante: 


  • Quem quer escrever bem, precisa ler bastante. Ao ler, compreendemos diversos mecanismos linguísticos, mesmo que não saibamos de maneira sistematizada regras e conceitos gramaticais;
  • Sempre que escrever, peça que alguém corrija sua redação, pois assim você perceberá quais aspectos devem ser melhorados;
  • Respeite as linhas predeterminadas. Cada linha excedida é desconsiderada pelos corretores, por isso, seja conciso;
  • Algumas falhas são percebidas apenas com uma leitura minuciosa. Nunca entregue seu texto sem antes reler o que escreveu;
  • Respeite a estrutura do texto, escreva parágrafos que delimitem bem as partes que o compõem. Um bom texto deve apresentar introdução, desenvolvimento de até três parágrafos e conclusão;
  • Leitura e escrita são dois processos indissociáveis. Quem quer escrever bem, precisa dedicar parte de seu tempo à leitura dos diversos gêneros textuais.
  • Seja objetivo, evite clichês, frases feitas e elementos que não agregarão absolutamente nada para o desenvolvimento de suas ideias;
  • Atenção às margens e ao recuo dos parágrafos, pois a organização de seu texto interfere na inteligibilidade das ideias. Cuidado com a letra, pois os corretores geralmente não perdem tempo tentando decifrar uma escrita ilegível;
  • Se o título for obrigatório, faça uso de frases nominais e nunca pontue ao seu final;
  • Evite períodos longos, pontue sempre que possível. Orações longas podem prejudicar a coerência e a coesão textual;
  • Se possível, é recomendável que você comece sua prova pela redação, já que ela pesa muito na composição final da nota.

Referências:
https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/aprenda-a-fazer-a-redacao-do-enem-passo-a-passo/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/dez-dicas-redacao-simples-eficazes.htm

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