Pular para o conteúdo principal

Música Zumbi, de Pedro Boi — resistência, memória e identidade ( Análise da música da 1 etapa PAES - UNIMONTES)

Música Zumbi, de Pedro Boi — resistência, memória e identidade


Nesta postagem, apresento os slides sobre a música “Zumbi”, do compositor Pedro Boi, uma das obras cobradas na 1ª etapa do PAES/Unimontes. A canção é um retrato poético e emocionante da luta do povo negro contra a escravidão no Brasil, destacando a força, a resistência e o legado de Zumbi dos Palmares, símbolo maior da liberdade e da dignidade africana no período colonial.

Na letra, Pedro Boi revisita o passado com sensibilidade e consciência histórica. O eu lírico revive o sofrimento da travessia atlântica — o “sacolejo do navio” —, a dor da escravidão e a coragem de resistir. Entre os tambores, a fuga e o desejo de liberdade, surge a evocação de Palmares, o refúgio dos que não aceitaram o cativeiro. A música transforma dor em força, e memória em esperança, reafirmando a importância da cultura afro-brasileira na formação da nossa identidade.

Sobre o autor

Pedro Boi nasceu em 29 de julho de 1953, em Ibiracatu, no norte de Minas Gerais, e cresceu em Montes Claros, em uma família profundamente musical. Desde cedo mostrou talento: aos 9 anos já tocava sanfona e, ainda criança, aprendeu violão observando amigos. Iniciou sua carreira nos festivais regionais, formando o Grupo Agreste ao lado de Ildeu Braúna e outros artistas, em 1977.

O grupo alcançou reconhecimento nacional quando as músicas “Zumbi” e “Jaíba”, de autoria de Pedro Boi e Braúna, integraram a trilha sonora da novela “Rosa Baiana” (1980). Após o fim do grupo, Pedro Boi seguiu carreira solo, levando a cultura e os ritmos do sertão norte-mineiro para todo o país. Com sua poesia simples e profunda, ele continua sendo uma referência da música regional e da valorização das raízes culturais do povo mineiro.


Fonte: https://pedroboi.com.br/pedre-boi/


Clique aqui e ouça à música e explore os slides abaixo para compreender como arte, história e identidade se entrelaçam nessa canção marcante de Pedro Boi.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renascimento Cultural e Científico

Homem Vitruviano (1490) de Leonardo da Vinci. Ilustração ícone do Humanismo Renascentista O   Renascimento Científico  foi um período de desenvolvimento da ciência (astronomia, matemática, física, química, anatomia, etc.) que ocorreu durante o período do Renascimento (séculos XV e XVI). Dessa forma, representou uma revolução científica pautada no racionalismo, que mudou a forma de ver o mundo, ou seja, a mentalidade das pessoas. Os renascentistas estavam preocupados com o estudo da natureza, de forma que valorizavam mais a razão do que a fé já que na Idade Média havia um predomínio do tradicionalismo, marcado pelo sistema feudal e uma sociedade estamental (rei-nobre-clero-servos), a qual impossibilitava a mobilidade social. Foi marcada pelo obscurantismo do conhecimento e, quanto à isso, foi denominada de “Idade das Trevas”. Nesse contexto, poucos indivíduos tinham acesso ao conhecimento, o qual era transmitido por meio dos livros e trancados nas bibliotecas, t...

Alta Idade Média- Surgimento do Feudalismo

O  feudalismo  era o sistema de organização social, econômico e político que predominou na Europa ocidental entre os séculos V e XV e se caracterizou pela servidão. Surgimento do Feudalismo O feudalismo teve suas origens no final do século III, se consolidou no século VIII, teve seu principal desenvolvimento no século X e chegou a sobreviver até o  final da Idade Média  (século XV). Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do  Império Romano  do Ocidente (476) . Entre as principais causas do surgimento deste sistema feudal está a decadência do Império Romano. Ocorreram invasões germânicas ( bárbaros ) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média. Nestas vilas romanas, pessoas menos...

Baixa Idade Média - Crise do sistema feudal

A partir do século XI a Europa passou por uma série de transformações que acabaram por levar à crise do sistema feudal: – novas técnicas agrícolas aumentaram a produtividade das terras. Exemplos: o uso do cavalo como animal de tração, a produção e o consumo de leguminosas (que melhorou a qualidade de vida), a rotação trienal do plantio, nova tecnologia para drenagem de pântanos e lagos, e outros; – crescimento demográfico e produção de um excedente agrícola que poderia ser comercializado; – desenvolvimento de um pequeno comércio entre os feudos, o que fez com que se sentisse a necessidade do uso de moedas e da padronização de pesos e medidas; – aumento das disputas por terras entre os nobres, motivados tanto pelo crescimento demográfico, quanto pelas novas possibilidades agrícolas. CRUZADAS Em meio a esse processo, o papa Urbano II convocou os cristãos europeus para uma guerra, a fim de tomar Jerusalém (a “Terra Santa”) das mãos dos muçulmanos. Assim se in...