Pular para o conteúdo principal

Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu durante a Idade Moderna. Esse movimento surgiu na Europa durante o século XVIII (começando na França, espalhando-se por toda a Europa e chegando à América). O Iluminismo também é conhecido como "Século das Luzes", contrapondo-se ao período anterior (Idade Média). Depois de a Europa passar a Idade Média sob o forte poder da Igreja Católica (Inquisição, Livros Proibidos, etc...) e ter sido alvo do Absolutismo (os reis têm poderes ilimitados sobre a sociedade), os filósofos iluministas propuseram um novo tipo de pensamento baseado na razão e na liberdade. 

Características do Iluminismo

O Iluminismo – Resumo sobre as características e pensadores
A defesa da liberdade religiosa e a busca pela educação do povo eram algumas das características do Iluminismo. | Imagem: Reprodução



  • As ideias do iluminismo eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados de iluministas.
  • Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.
  • Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.
  • Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).
  • Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam a igualdade de todos perante a lei.
  • Partindo da ideia da educação para todos, idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (que foi impressa entre 1751 e 1780), uma obra com 35 volumes, contendo – em resumo – todo o conhecimento que existia até então.
  • As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).

Principais pensadores Iluministas

  • John Locke (1632 – 1704): John é considerado o “pai do iluminismo”. Sua obra mais conhecida é “Ensaio sobre o entendimento humano”, de 1689. Mas “Dois tratados sobre o governo”, do mesmo ano, também é considerada uma das melhores. Ele negava a ideia de que Deus tinha o poder sobre o destino dos homens e afirmava que a sociedade que moldava o ser humano para o bem ou para o mal.
  • Montesquieu (1689 – 1755): Ele fez parte da primeira geração de iluministas. Defendia a ideia da “divisão” do governo em três poderes independentes (Legislativo, Executivo e Judiciário) em sua obra mais conhecida e importante “O espírito das leis”, de 1748.
  • Voltaire (1694 – 1778): Crítico polêmico da religião e da Monarquia. Defendia a liberdade intelectual. Sua obra mais importante foi “Ensaio sobre os costumes”, de 1756.
  • Rousseau (1712 – 1778): Defensor da pequena burguesia, queria a participação do  povo na política por meio de eleições. Sua obra mais importante foi “Do Contrato Social”.
  • Adam Smith (1723 – 1790): Principal representante do conjunto de ideias chamado liberalismo econômico. Sua principal obra foi “A riqueza das nações”.

      Para ter acesso aos slides usados na aula sobre o tema Iluminismo, clique aqui!


Para assistir a vídeo pertinente ao Iluminismo clique aqui!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Baixa Idade Média - Crise do sistema feudal

A partir do século XI a Europa passou por uma série de transformações que acabaram por levar à crise do sistema feudal: – novas técnicas agrícolas aumentaram a produtividade das terras. Exemplos: o uso do cavalo como animal de tração, a produção e o consumo de leguminosas (que melhorou a qualidade de vida), a rotação trienal do plantio, nova tecnologia para drenagem de pântanos e lagos, e outros; – crescimento demográfico e produção de um excedente agrícola que poderia ser comercializado; – desenvolvimento de um pequeno comércio entre os feudos, o que fez com que se sentisse a necessidade do uso de moedas e da padronização de pesos e medidas; – aumento das disputas por terras entre os nobres, motivados tanto pelo crescimento demográfico, quanto pelas novas possibilidades agrícolas. CRUZADAS Em meio a esse processo, o papa Urbano II convocou os cristãos europeus para uma guerra, a fim de tomar Jerusalém (a “Terra Santa”) das mãos dos muçulmanos. Assim se in...

Alta Idade Média- Surgimento do Feudalismo

O  feudalismo  era o sistema de organização social, econômico e político que predominou na Europa ocidental entre os séculos V e XV e se caracterizou pela servidão. Surgimento do Feudalismo O feudalismo teve suas origens no final do século III, se consolidou no século VIII, teve seu principal desenvolvimento no século X e chegou a sobreviver até o  final da Idade Média  (século XV). Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do  Império Romano  do Ocidente (476) . Entre as principais causas do surgimento deste sistema feudal está a decadência do Império Romano. Ocorreram invasões germânicas ( bárbaros ) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média. Nestas vilas romanas, pessoas menos...

Incas, Maias e Astecas

Na América, a organização de sociedades mais complexas, como a dos  Maias, Incas e Astecas,  não ocorreu ao mesmo tempo que no Oriente próximo ou na Europa. Aliás, os processo históricos não são nunca os mesmos em todas as sociedades. O próprio  continente americano  mostra evidências dessa afirmação. Na América, durante séculos, conviveram (e ainda convivem) inúmeros povos com realidades históricas bem distintas: Povos nômades de cultura primitiva, como muitas tribos norte-americanas, os esquimós (Alasca), os  ianomâmis  e os xavantes (Brasil), que viviam (alguns ainda vivem) basicamente da caça e da coleta, os tupis-guaranis (América do Sul), os pueblos (América do Norte) e os aruaques (América Central), sedentários e agrícolas; e, finalmente, os povos de culturas mais complexas – Maias, Incas e Astecas. ·          Surgimento das Primeiras Cidades Os Astecas Origens A influência dos olme...